segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brigadeiro com whisky e coco ralado

Sempre gostei de brigadeiro, por vários motivos. Primeiro, amo chocolate. Segundo, sou preguiçosa, e não existe doce mais fácil e rápido de fazer do que brigadeiro. Terceiro, brigadeiro tem gosto de infância, e me faz lembrar dos preparativos para as festinhas de aniversário, todos reunidos em volta da mesa, ajudando a enrolar os docinhos ou brigando para ver quem raspava a panela. Mesmo com todos esses pontos a favor, meu paladar de "gente grande" já não dá muita bola para o brigadeiro feito com achocolatado e coberto com chocolate granulado (que, convenhamos, têm mais açúcar que cacau). Nada que um pouco de whisky e coco ralado não resolvam.



Ingredientes

Para o brigadeiro

1 lata de leite condensado
20g de manteiga
3 colheres (sopa) cheias de cacau em pó
2 colheres (sopa) de whisky

Para a cobertura

1/2 taça de whisky
50g de coco ralado

Modo de fazer

Em fogo baixo, derreta a manteiga em uma panela, e em seguida acrescente o leite condensado e o cacau em pó. Mexa bem, até dissolver todo o cacau. Acrescente o whisky e misture. Continue mexendo até ganhar consistência. Assim que começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogo. Passe a um recipiente frio e espere esfriar.

Quando estiver frio, unte as mãos com manteiga e enrole o brigadeiro em bolinhas. Passe as bolinhas pelo whisky e em seguida pelo coco ralado. Está pronto para servir!

Dica

Uma variação desta receita é substituir o whisky por cointreau e o coco ralado pelo próprio cacau em pó. Também fica uma delícia.

Um comentário:

  1. ai que bonitinha! então eu troco o turrón de Quaker pelo brigadeiro com whisky

    ResponderExcluir