sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bolo de gelatina

Minha mãe aprendeu este bolo com o coordenador da escola que ela dava aula, mas ele era de limão e, por algum motivo que eu desconheço, se chamava Bolo Leblon (ele é carioca).
Das minhas experiências passadas com Bicho de pé - que eu fiz de todas as "cores" para no fim aceitar que gostosos mesmo de verdade eram só o de limão e, claro, o de morango: os outros eram só docinhos coloridos -, algo me dizia que o carinhosamente apelidado por mim de "Bolo verde", também ficaria bom cor-de-rosa.


Ingredientes

Bolo

3 ovos
1 gelatina de morango*
1 xícara de leite
3/4 da xícara de óleo
1 mistura para bolo de baunilha*
1 colher de fermento

Cobertura (opcional)*

morangos picados
açúcar a gosto (para 1 caixa de morango, eu usei 3 colheres de açúcar não muito cheias)

Modo de fazer

Bolo

Bata tudo no liquidificador. Se o seu liquidificador não for muito potente, como o meu, bata apenas os líquidos com a gelatina (para misturar bem), e termine na batedeira.
Leve assar em forma untada e forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

Cobertura

Numa panela, coloque os morangos picados e o açúcar, e deixe descansar um pouco. O açúcar faz com que o morango solte água. Cozinhe em fogo baixo e deixe ferver um pouco, até sumir aquela espuminha branca.
Deixe esfriar. Então, é só cobrir o bolo. E comer :)

***Observações***

Para o "Bolo verde", substitua a gelatina de morango por uma gelatina de limão e o bolo de baunilha por um bolo de laranja (sim, de laranja).
Acho que a cobertura é feita com leite condensado e raspas de limão, mas não tenho certeza porque sempre fazia simples mesmo. Foi o morango que despertou a gordice que há em mim, haha.

Um comentário: