segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lagarto ao creme com batatas caramelizadas

Este é um almoço que gosto muito de fazer, sempre dá certo e é uma combinação muito gostosa. É do programa "Mais você", da Ana Maria Braga.

Quem comparar a receita vai perceber que eu modifiquei a montagem. Lá, manda cortar em fatias grossas e não ir até o fim, colocando o queijo entre elas e, em seguida, o creme. Eu preferi separar as fatias, achei melhor para servir, e pega bastante o gosto.
Outra mudança foi o tempo de cozimento. Lá, dizia 35 minutos. Para mim, neste tempo, a carne não está cozida e ainda tem muita água. Por isso, aumentei, só que fico de olho para não secar totalmente.

Este prato foi meu filho que montou para ele e emprestou para minha filha tirar a foto.


Lagarto ao creme

Ingredientes

1 lagarto de 1,5 Kg
100g de margarina
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
1 caldo de carne
1 colher (sopa) de louro
1 litro de água
1 lata de creme de leite (sem soro)
Temperos e sal  a gosto
200g de queijo provolone

Modo de fazer

Enrole o lagarto com um barbante em toda sua extensão. Em uma panela de pressão, coloque a margarina e derreta-a. Frite o lagarto, deixando dourar de ambos os lados. Junte a cenoura, a cebola, os dentes de alho, o caldo de carne, as folhas de louro, o sal e a água. Deixe cozinhar por 45 minutos após pegar pressão. Fatie a carne, arrume num pirex. Coloque o creme por cima e, sobre ele, fatias de provolone.
Leve ao forno para derreter o queijo.

Creme

Bata no liquidificador o caldo do cozimento da carne (com todos os ingredientes) e o creme de leite.

Batata doce caramelizada

Ingredientes

3 batatas doce grandes
1 1/2 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água
Descasque as batatas e leve para cozinhar.
Quando estiver cozida (não deixe muito mole), escorra a água e reserve

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o açúcar. Quando estiver dourado, coloque água e deixe ferver um pouco. Acrecente as batatas cozidas e ferva para a calda engrossar e dourar as batatas.
Sirva com a carne.

5 comentários:

  1. Bom dia! Parabéns pelo blog, já estou aqui passeando e quero acompanhar as novidades.

    Aguardo vocês para os sorteios que estão acontecendo lá no blog.

    Bom final de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vou adorar este prato, pois como planto as batatas na fazenda, e aí fica mais facil ainda.
    Bjos Mariazinha

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu doce blog.

    Quando puder passe por lá, vai ser um prazer ter sua companhia.

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola clemilde amiga
    bomdia

    eu acho ke vou
    sair da dieta
    rsss
    um bjao

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clemilde!
    Eu ainda não tinha vindo aqui, e acabei descobrindo a receita da batata caramelizada...adoro!
    Obrigadaaaaa!!!!
    Abracinhos floridos
    Sue

    ResponderExcluir